segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

SÃO JOSÉ DE PIRANHAS - PARAÍBA


Localização: Localizado no extremo Oeste da Paraíba, na Microrregião de Cajazeiras
Área territorial: 697,9 km²
População IBGE/ 2010: 19.096 habitantes
Gentílico: Piranhense

Limites Geográficos: A Norte Cajazeiras, Nazarezinho e Cachoeira dos Indios; ao Sul Monte Horebe, Serra Grande e São José de Caiana; Leste com Carrapateira e Aguiar; e a Oeste com Barro no Estado do Ceará.

Distância da Capital: 492 km.

Acesso a partir de João Pessoa: O acesso a partir de João Pessoa é feito através da BR-230 até cerca de 16 km após a cidade de Cajazeiras, onde toma-se a PB-400, percorrendo-se 32 km até a sede municipal.
Data da Emancipação Política: 24 de setembro de 1885.
Eventos turísticos: Carnaval fora de época (Micaranhas); Festa de Emancipação Política e Festa do Padroeiro São José.
Atrações Turísticas Naturais: Paisagens rurais.
Patrimônio arquitetônico / cultural material: Igreja Católica Matriz – São José

TEXTO E FOTOS - PARAÍBA CRIATIVA

CIDADE JOSÉ DA PENHA - RN

A TERRA DA MATA!
FOTO - http://www.camaradejosedapenha.rn.gov.br/site/

José da Penha é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do NorteRegião Nordeste do país. Situa-se na região do Alto Oeste Potiguar, distante 421 quilômetros a oeste da capital do estado, Natal. Ocupa uma área de aproximadamente 118 km² e sua população no censo de 2010 era de 5 868 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo então o 101º mais populoso do estado.
TEXTO WIKIPÉDIA


No ano de 1934, nas proximidades do cimo da serra da Mata, mais precisamente num dos contornos do riacho Aroeira teve início um povoamento que recebeu o nome Mata. Em 1942, o povoado já estava com seu núcleo de desenvolvimento definido, contava com uma feira semanal, tinha uma capela, cemitério e uma escola em funcionamento. A história do povoado Mata está ligada de certa forma a do jornalista e Capitão do Exército, José da Penha Alves de Souza, um angicano idealista, orador e autor de livros sobre assuntos militares e filosóficos. No dia 31 de dezembro de 1958, pela Lei nº 2.351, o povoado de Mata, desmembrou-se de Luís Gomes e passou a se chamar José da Penha numa escolha feita pela população local, e tornou-se um novo município do Rio Grande do Norte. Foi instalado no dia 8 de fevereiro de 1959, em solenidade presidida pelo Dr. LUIZ GONZAGA DIÓGENES, Juiz de Direito da Comarca de Luís Gomes-RN, que teve como primeiro prefeito o senhor JOSÉ EVARISTO FONTES, nomeado pelo então governador Dinarte Mariz, que passou o cargo para o senhor OSÓRIO ESTEVAM DA SILVA, primeiro prefeito eleito em 3 de outubro de 1959 e tomou posse em 31 de janeiro de 1960 Formação administrativa Em 1955, o atual território pertencente ao município de José da Penha, foi elevado à categoria de distrito, criado pela lei estadual nº 901. Esse distrito foi anexado ao município de Luís Gomes. Mais de três anos depois, o distrito foi emancipado e elevado à categoria de município, em 31 de dezembro de 1958, e instalado oficialmente em 8 de fevereiro de 1959, constituído apenas do distrito-sede. Em 1963, foi criado e anexado ao município de José da Penha o distrito de Major Felipe, por força da lei estadual nº 3013, de 19 de dezembro. Até os atuais, o município é formado por dois distritos: o distrito de José da Penha ou distrito-sede (onde se localiza a sede municipal) e o distrito de Major Felipe, próximo à divisa com o município de Major Sales.

TEXTO -PREFEITURA DE JOSÉ DA PENHA



domingo, 25 de fevereiro de 2018

SANTUÁRIO CHAMA DO AMOR EM CANGUARETAMA RN

Guamaré mais uma vez divulgada em Portugal – Lisboa



A Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Secretaria de Turismo, entregar na Emprotur (Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte) 900 unidades de material promocional com as potencialidades turísticas do município.
O material estará sendo distribuído entre agentes de viagem europeus na feira de turismo Mundo Abreu, que acontece de 10 a 11 de Março em Lisboa. Segundo a Secretária de Turismo, Mauriceia Cavalcante “Essa ação não terá custo algum para o município, isso foi possível devido participação da cidade no mesmo evento no ano anterior”.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

IGREJA MATRIZ DE N.S. DA CONCEIÇÃO EM MARECHAL DEODORO EM ALAGOAS


Centro Histórico e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Marechal Deodoro, AL. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br
Centro Histórico e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Marechal Deodoro, AL.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br


COMPRE OS PRODUTOS DO BARÃO E AJUDE A CONTINUAR DIVULGANDO A CULTURA E A HISTÓRIA


AULA DE CAMPO - ROTEIRO HISTÓRICO DE MACAÍBA E SÃO GONÇALO







ESTAÇÃO DE CEARÁ-MIRIM RN


ESTAÇÃO DE CEARÁ-MIRIM PRIMEIRA OBRA PÚBLICA INAUGURADA POR UM PRESIDENTE EM SOLO POTIGUAR, AFONSO PENNA INAUGURADA EM 1906. 

CONHEÇA CEARÁ-MIRIM AGENDE PELO ZAP 99828-9928


PORTALEGRE - RN

Imagem relacionada
A fundação oficial da vila de Portalegre aconteceu no dia 8 de dezembro do 1761, em virtude da Carta-Régia de 1755 e Alvará-Régio, também de 1755. Segundo Luís da Câmara Cascudo, Portalegre foi a terceira vila a ser fundada no Rio Grande do Norte, sendo antecedida de Nova Extremoz do Norte (região que atualmente pertence a Ceará-Mirim), e da vila Nova Arês.
Resultado de imagem para PORTALEGRE RN

Portalegre foi destaque na Revolução de 1817, lutando contra o poder imperial. Por esse motivo, é considerada a capital revolucionária do Oeste Potiguar.



TEXTO - WIKIPEDIA