Ruínas da Casa Grande e Engenho Capella onde Nasceu a Baronesa de Ceará-Mirim em 1821, a referida Casa Grande construída no Início do Século 19, para Abrigar a Família de Francisco Teixeira de Araújo, o Pai da Baronesa do Ceará-Mirim Bernarda Varella, que foi Casada com O Barão Manuel Varella. O Engenho Capella em 1868 passou aos Cuidados do Barão, depois foi Vendido para o Coronel Boaventura Dias de Sá e hoje está em Ruínas o Local onde Nasceu a 1 Baronesa do RN.
sexta-feira, 12 de setembro de 2025
Ruínas do Engenho Cajazeiras em Ceará-Mirim RN
Ruínas do Engenho Cajazeiras em Ceará-Mirim RN
Fundado no século 19, pela Família Gomes de Mello foi local de Nascimento do Escritor Benilde Dantas de Mello.
Um Pouco sobre Benilde Dantas
Nascido em 25 de fevereiro de 1912, no Engenho Cajazeiras, município de Ceará-Mirim, Estado do Rio Grande do Norte.
Filho legítimo de Luiz Heretiano Gomes de Melo e Albertina Dantas de Melo, sendo seus avós paternos Luiz de França Gomes de Melo e Joaquina Felismina Fonseca de Melo e avós materno Miguel Antonio Ribeiro Dantas e Rita Generosa Tinoco Dantas.
Casou-se em 12 de julho de 1935 com Judite Marinho. Tendo três filhas: Benise, Vania e Lucia.
Em Ceará-Mirim sua primeira professora foi Adele de Oliveira e estudou, também, no Colégio Pedro II em 1923. Em 1927 foi residir com a sua família em Natal, estudando no Colégio Santo Antonio e posteriormente no Atheneu Norte-Riograndense.
Seus primeiros poemas foram “Exaltação”, “Fulô de Maio”, “Aos teus anos”, “As tuas santas cartas”, dedicados a Judite, na época sua namorada.
Escreveu o primeiro livro, um romance intitulado “MOLEQUE DE RUA” que não chegou a ser publicado por ter sido roubado a bordo.
Seu segundo livro foi o “CANTO DO CANAVIAL”, poemas, publicado em 1941, tendo escrito outros que não chegou a concluir.
Foi um homem excessivamente romântico e apaixonado por sua terra natal. Compôs várias músicas e a única a ser editada foi “SAUDADE DE MURIU”.
Texto @gibsonmachadoalves
Assinar:
Postagens (Atom)