quarta-feira, 19 de agosto de 2015

EM BREVE BARÃO DE CEARÁ-MIRIM EM SERRA NEGRA DO NORTE/RN

Uma sesmaria com grande extensão territorial foi dada ao Capitão Francisco de Oliveira Toledo. Na divisão da imensa faixa de terra, a área localizada do sul da ribeira do rio Apodi e nas vizinhanças do riacho do Peixe ficou nas mãos de João de Freitas da Cunha, que, por sua vez, deixou tudo a título de herança para Domingos Freitas da Cunha, seu irmão.
 
Posteriormente, o novo herdeiro vendeu as terras para Manoel Barbosa de Freitas que implantou uma fazenda na localidade. Mas a povoação só foi de fato iniciada quando Manoel Barbosa de Freitas doou a fazenda para seu sobrinho Manoel Pereira Monteiro.
 
Em 1735, foi erguida a capela de Nossa Senhora do Ó por iniciativa de Manoel Pereira e seus filhos. Na época, já era acentuada a movimentação nas margens do rio Espinharas, ocasionando o crescimento do núcleo populacional da localidade de Serra Negra. Este nome refere-se a impressão dada pela espessa vegetação primitiva na área, muito escura e ensejando um contorno serrano.
 
Foi nesse período de crescimento da fazenda e de organização populacional que o famoso Francisco Solteirão, filho de Manoel Pereira, conhecido por sua religiosidade, decidiu transferir todo o patrimônio construído com muito trabalho ao longo dos anos para o domínio da igreja.
 
Em 03 de agosto de 1874, Serra Negra do Norte desmembrou-se de Caicó e tornou-se município do Rio Grande do Norte, sendo instalado no dia 21 de maio do ano seguinte. 

IMAGENS DA CIDADE.... 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário