segunda-feira, 22 de junho de 2015

MUNICÍPIO DE POMBAL - PARAÍBA



IGREJA MATRIZ DE N.S. DO BOM SUCESSO

Pombal é uma das cidades brasileiras mais antigas do estado da Paraíba, e é a segunda maior do estado da Paraíba em questão territorial possuindo 889km², o que representa 1,58% da superfície total do estado. 
MUSEU DE POMBAL
FOTO - Joserley c de souza

Tem uma taxa de crescimento anual de 1,86%, possui o 15º maior IDH da Paraíba, e a expectativa de vida no município é em média 66,2 anos. O município tem 22.342 eleitores, 11.284 domicílios residenciais e 721 estabelecimentos comerciais. 
FOTO - Joserley c de souza

A economia é dominada pela agricultura, comércio interno e algumas fábricas. Esta localizada a uma altitude de 184 metros. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010sua população era estimada em 32.443 habitantes. 
CORETO DA PRAÇA CENTRAL DE POMBAL
Segundo o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) divulgado em 2013, o IDHM da cidade esta em 0,634 o que é considerado um IDHM de médio desenvolvimento humano, levando-se em consideração de que o IDH dos municípios varia de 0 a 1, quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano; quanto mais próximo de um, melhor. De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica(IDEB) divulgado pelo ministério da educação em 2014, a média ficou entre 3.7 e 4.1 para anos iniciais do ensino fundamental, índices considerados medianos tendo em vista que nos países desenvolvidos índices abaixo de 6 são considerados insatisfatórios.
Foi fundada no fim do século XVII, sendo elevada a vila em 1766 e em1862 elevou-se a cidade. O município destaca-se pela bela arquitetura de seu centro histórico. Foi uma das primeiras civilizações da região, junto com Piancó.

FONTE - WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário