terça-feira, 24 de novembro de 2015

BARÃO DE CEARÁ-MIRIM VISITA COMUNIDADE DO ENGENHO UTINGA EM SÃO GONÇALO DO AMANTE/RN


O povoado surgiu por volta de 1609 e teve sua origem no arraial de Uruaçu, um sítio isolado e deserto, onde as pessoas da província se uniram em resistência aos flamengos (holandeses). Foi em Uruaçu que os moradores do engenho Potengi se reuniram para lutar contra os abusos da ocupação holandesa.
Em virtude dessa resistência o arraial foi arrasado na manhã de 03 de outubro de 1645, no acontecimento histórico chamado “Massacre de Uruaçu”. O lugar do morticínio ficava a aproximadamente 1 km de distância do povoado e era denominado “Tinguijada”, área onde hoje abriga o Monumento dos Mártires de Uruaçu. Tempos depois do massacre foi originado no local o povoado atual.

Utinga


Em 1643 já se registrava nos apontamentos históricos como Itinga que no dialeto tupi-guarani significa água branca. Utinga representa uma das povoações mais antigas de São Gonçalo do Amarante, servindo de rota para a exploração holandesa no início do século XVII. O povoado foi o grande empório comercial como também destacou-se no panorama político, cujo o primeiro presidente da província foi cidadão utinguense, chamado João Gomes Freire em 1872.
Na localidade de Utinga e na sede de São Gonçalo registrou-se antes mesmo de 13 de maio de 1888, a abolição de escravos. De acordo com fatos históricos a estrada mais antiga do Rio Grande do Norte começava na Baía da Traição na Paraíba, seguindo aqui no Estado por Barra da Cunhaú, Goianinha, Guaraíras (atual São José de Mipibu), engenho Potengi, passando por Utinga até Natal.

TEXTO  - PREFEITURA DE SÃO GONÇALO















FOTOS - FRANCISCO FERREIRA (BARÃO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário