quinta-feira, 14 de abril de 2016

PARABÉNS! COLÉGIO SANTA ÁGUEDA EM CEARÁ-MIRIM 79 ANOS.

O colégio Santa Águeda fixou-se na região do vale do Ceará - Mirim com o objetivo de instaurar este sistema educacional com bases religiosa e disciplinar, para a formação das jovens da cidade. Este foi fundado em 14 de Abril de 1937 pelo decreto Diocesano de 26 de novembro de 1936 que diz que:
"Aos que o presente Decreto virem paz e benção no senhor. (...) Havemos por bem crear, na cidade de Ceará – Mirim, um Collegio Catholico, sob a direção de religiosas que ficará subordinado à Nossa Jurisdição(...)" (Jornal da Ordem, 1937, num 500) , e o Major José Onofre Soares transferiu o seu prédio para as irmãs, e a Madre Gabriela, religiosa da congregação que saiu de Bom Conselho, interior de Pernambuco com esta pretensão de repassar valores para a sociedade sendo esta muito importante para o surgimento do Colégio, antes de ser diretora do Ginásio , administrou outros colégios da Congregação, a inauguração da instituição era velha aspiração do povo da cidade de Ceará – Mirim, e foi concretizada graças ao Sr. Mirabeau da Cunha Melo que na época era Prefeito da cidade que solicitou ao Bispo D. Marcolino Dantas que o ajudasse na implantação de uma escola religiosa dedicada a meninas, Vale salientar que as escolas religiosas foram implantadas pelo Bispo sendo vinculado a projetos sociais e isto era na época algo natural já que o governo não tinha muitas estruturas para investir na educação, este trouxe para o Estado do Rio Grande do Norte além do Colégio Santa Àgueda, outras instituições religiosas que cuidaram da educação religiosa dos indivíduos outros exemplos são, o Maristela, o Salesiano e o das Neves foram escolas que surgiram com esta destinação, o Padre Celso Cicco que estava à frente da paróquia de Ceará – Mirim também auxiliou na implantação da instituição.


É possível perceber que o Colégio foi e continua sendo o único colégio da cidade voltado para um ensino religioso, aplicando seu ensino de maneira peculiar, seus conhecimentos voltados para a formação do indivíduo dando ênfase em sua vida religiosa como cidadão. O Colégio sempre se encontrou próximo a Praça Barão de Ceará – Mirim, mas o prédio não é o de sua fundação, este foi erguido no ano de 1953 , com a ajuda de Café Filho importante político da época que exercia o cargo de vice-presidente da república e que após suicídio de Getulio Vargas em 24 de Agosto de 1954, se tornou presidente.
O Ginásio foi residência do Dr. José Inácio Fernandes de Barros, sendo posteriormente adquirido pelo Major Onofre José Soares no inicio do século XX. Em 1937 o Major transferiu o prédio para as religiosas. 

Dom Marcolino Esmeraldo Siqueira Dantas foi o quarto Bispo do Rio Grande do Norte e teve o mais longo governo como Bispo de 1929 a 1952 durando 38 anos.
Em principio o Colégio funcionava como internato e recebia meninas de todas as regiões do estado, como de Poço Branco, Taipú, Canguaretama, e de todo o litoral. No internato existiam duas modalidades, o chamado "patronato", que acolhia cerca de 45 meninas que não pagavam mensalidades e que diante desta condição tinham que ajudar nos afazeres domésticos, segundo a irmã Irene esta era única distinção entre estas meninas, pois o resto, como alimentação, estudos, momentos de recreio eram iguais as jovens da modalidade de "pensionato", nesta as mensalidades eram destinadas a manter o funcionamento da instituição, tendo em média 53 meninas.
Naquela época havia muitos fazendeiros, senhores de engenhos, ou que não tinha... recursos e não tinha como manter as filhas na escola pra ir todo o dia e voltar era muito caro e não tinha transporte fácil. Inclusive nos tínhamos meninas de Poço Branco, João Câmara, das praias e de outros estados. Então sentindo a necessidade dos pais criou – se uma estrutura que era comum na época e em nossa congregação
Portanto, era comum na época formar escolas religiosas principalmente porque o Estado não tinha um sistema educacional eficaz, salientando novamente que as escolas religiosas eram uma criação da Igreja como sendo uma extensão, ou seja, um projeto social para educar o indivíduo em cristo.
No colégio as internas aprendiam as primeiras letras e a serem boas donas de casa, aprendendo a cozinhar, bordar, costurar, e tinham ainda aulas de etiqueta, sempre alicerçado em bases religiosas, sendo possível notar as primeiras demonstrações de condicionamento a partir da preparação para serem boas donas de casa. As internas tinham regras e horários estabelecidos pela instituição, ao acordar rezavam e tomavam seu café da manhã e após este momento dirigiam-se as salas de aula, onde aprenderiam inúmeras atividades. As famílias normalmente ficavam satisfeitas com os resultados, pois as filhas entravam de um jeito e saiam completamente mudadas, no que diz respeito a princípios religiosos, e a própria educação pessoal. Essas internas viviam sob um regime fechado, só tinham acesso externamente à família, convivendo apenas com suas colegas de internato e a partir de uma determinada época externato. É importante ressaltar que nas décadas estudadas a metodologia educacional utilizada era fincada na estrutura tradicional com os cursos primário e ensino de 1º grau, para maior entendimento foi analisado um certificado e Histórico Escolar da época, onde características como Entidade Mantedora, e os Atos continuam o mesmo, houve uma mudança na nomenclatura da instituição, e sobre os componentes curriculares é perceptível a mudança com os novos artigos e com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e com a implantação da disciplina Cultura do RN promovendo uma aproximação do aluno com suas raízes conhecendo mais sua História.
No inicio apenas as irmãs davam aulas para as jovens, e com o tempo a instituição foi crescendo, e o número de religiosas se tornou incapaz para atender a demanda, tendo que ampliar, contratando mulheres que fossem capacitadas para ensinar a ler, a contar, e enquanto as irmãs cuidavam ainda das aulas de religião. Havia dois tipos vestimenta, uma para as meninas assistirem as aulas que eram camisetas de manga longa e com uma saia que ia até os calcanhares e um vestido branco para as missas, sendo todas iguais.
É possível notar o quanto o Colégio Santa Águeda foi importante para formação das meninas de Ceará – Mirim e segundo a perspectiva dessas internas se não fosse o colégio, as regras, consequentemente não seriam o que são hoje, mulheres fortes, com boas condições de vida, e com famílias estruturadas. Para estas internas os valores passados pelas religiosas deram-nas alicerce para serem boas cidadãs e humanas.
Segundo as internas, seus familiares as colocavam na instituição devido a circunstâncias delicadas de todos os gêneros, fossem por problemas de separação, ou por falecimento de mães, ou ainda pela distancia, já que na época o Colégio era a única opção perspicaz, graças a seu sistema de ensino. E como já foi observado essa instituição resguardava as meninas, ensinando-as valores, principalmente religiosos. E isto era uma característica importante para seu bom funcionamento.
É notório que o colégio, por se tratar de uma instituição com bases religiosas mantinha desde sua fundação relações com a sociedade, haja vista que, sua finalidade se detinha a um projeto social da Igreja, da Arquidiocese e do Bispo Dom Marcolino Dantas que a trouxe com o objetivo de educar as jovens de acordo com os ensinamentos de cristo.
Ceará- Mirim é um município rodeado de histórias e de personagens que a construíram de maneira prospera. O Colégio Santa Águeda entra nessa história com a missão de repassar ensinamentos e valores cristãos consequentemente formar indivíduos capazes de respondes por suas ações. A instituição será nas décadas estudadas base para a formação pessoal, primeiramente com o internato, depois com o externato dando assistência as jovens e posteriormente com o modelo misto, oferecendo a sociedade um espaço para os rapazes, para também se educarem com formação religiosa.
As atividades culturais, religiosas, esportivas causavam grandes possibilidades de se conhecer outra realidade e um momento que não era comum para época, havendo grandes mobilizações.
A instituição não era interessante a sociedade apenas por seu ensino diferenciado, mas também devido a estas ações promovidas pela mesma que chamava a atenção do social, sendo importante porque criava condições para o surgimento de concepções e realizações através de seu processo de ensino, dando a possibilidade de o indivíduo trabalhar sua interação com a coletividade, sua iniciação a sociedade, construindo visões a partir de suas experiências em grupo e principalmente a adesão compreensiva a democracia.

FONTE- http://www.colegiosantaagueda.com.br/nossocolegiocsa.php

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