terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Descubra 10 lugares indispensáveis para visitar em Natal


Toda cidade reúne lugares que marcam a história do próprio local ou mesmo da vida de cada pessoa que ali vive. Em Natal não é diferente, cidade de clima praieiro, mas que também reúne monumentos históricos e arquitetônicos.

A capital potiguar é uma cidade que guarda muitas surpresas, histórias, e pontos a serem desbravados, tanto por quem visita, quanto pelo próprio natalense.

Confira 10 lugares indispensáveis para conhecer na Cidade do Sol:

Morro do Careca


É quase impossível falar de Natal e não se lembrar imediatamente do Morro do Careca. Um dos principais cartões postais da cidade do sol, visitado pro centenas de turistas ao longo do ano, o Morro é uma duna de 107 metros, localizada em uma área de preservação na praia de Ponta Negra, zona Sul da capital potiguar

O Morro teve seu acesso fechado para visitação desde o fim da década de 90. Uma proteção foi adicionada à época para evitar que a areia descesse até a praia e o morro diminuísse, desconfigurando o cenário tradicional.

Aquário de Natal

Um atrativo turístico dentro da Praia da Redinha é o Aquário de Natal. Fundado há 16 anos por uma família vinda de Santos, cidade litorânea de São Paulo, o local recebe atualmente uma demanda de visitantes de várias partes do país.

A maioria dos turistas, segundo Douglas Brandão, administrador do local, vem dos estados do Sudeste do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Curiosamente apenas 10% desses visitantes, são natalenses.
O Aquário Natal fica na Avenida Litorânea, no bairro da Redinha, e funciona diariamente, das 8 às 17 horas. Os ingressos custam 20 reais (inteira) e 10 reais (meia). Reservas podem ser feitas no site.

Museu Câmara Cascudo

Peça fundamental e que agrega parte da história do RN, o Museu Câmara Cascudo foi fundado no dia 4 de outubro de 1973, com o objetivo de manter o acervo do Instituto de Antropologia Câmara Cascudo, primeiro centro de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Atualmente, em razão do processo de reestruturação do MCC, que envolve reforma arquitetônica e novo projeto para a exposições de longa duração, sem previsão para conclusão, no momento o museu mantém-se aberto para visitação apenas com exposições temporárias. O local fica aberto das 8h às 17h, de segunda a sexta.

Casa de Câmara Cascudo

Localizada na Avenida Câmara Cascudo, 377, no Centro da cidade, a casa onde Cascudo viveu grande parte de sua vida, sempre foi um endereço de referência da cultura do estado.

A casa foi construída na forma de um chalé, em 1900, pelo industrial Afonso Saraiva Maranhão e adquirida, em 1910, pelo futuro sogro de Cascudo, Desembargador Dr. José Teotônio Freire (1858-1944).
A casa foi aberta à visitação pública, a partir de janeiro de 2010, abrigando o Ludovicus Instituto Câmara Cascudo e possibilitando a todos os interessados conhecer um pouco mais sobre o mestre potiguar.

Parque das Dunas


Reserva de 1.172 hectares de Mata Atlântica situada no coração da cidade de Natal, O Parque das Dunas ou Bosque dos Namorados é administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Idema).

Atualmente, o Parque das Dunas tem se tornado espaço para encontro de amigos e familiares ou para aqueles que escolhem o espaço para praticar atividades físicas. Seja para correr ou apenas apreciar a natureza, o parque tem boa movimentação nos dias de funcionamento, de terça a domingo.

Forte dos Reis Magos


Em formato de estrela, a fortaleza foi construída pelos colonizadores portugueses em 1598. Em 1633 foi invadida pelos holandeses. Anos mais tarde, os portugueses conseguiram retomar a cidade e o forte. O monumento ainda preserva os canhões expostos na parte superior do prédio, capela com poço de água doce e alojamentos.

Em 2015, o museu começou a passar por um processo de restauração. Várias obras internas estão incluídas como a restauração da cobertura, sanitários, instalações elétricas e hidráulicas, além da construção de rampas de acessibilidade e sinalização trilíngue (português, inglês e holandês). Atualmente o local está fechado para visitação.

Solar Bela Vista


Reaberto recentemente, após um período para passar por adequações às exigências técnicas do Corpo de Bombeiros, o Solar Bela Vista se candidata ao posto de um dos principais polos de cultura de Natal. O local abriga diferentes movimentos culturais, passando pela música, teatro, cinema e artes plásticas.

Construído em 1907, o palacete se destinava à moradia da família do Coronel Aureliano Medeiros, comerciante paraibano que veio viver em Natal. Num tempo de poucas casas, o casarão marcou época.

Iate Clube

Em 6 de janeiro de 1952 um grupo de esportistas decidiu dar forma e vida ao desporto da vela na terra potiguar fundando a Flotilha de Snipes do Rio Grande do Norte.

Em todos seus mais de 50 anos de história, o Iate sempre recebeu o apoio da sociedade natalense, do governo estadual e municipal e da imprensa do Estado. Vale destacar, também, o apoio dos órgãos militares – Marinha, Exército e Aeronáutico – traduzido de várias formas.

Atualmente, o local reúne amantes de boa música em apresentações musicais ao por do sol, característica já tradicional do lugar.

Arena das Dunas


Construída em aproximadamente dois anos e meio, a Arena das Dunas foi entregue à população de Natal no dia 31 de dezembro de 2013, e teve seu jogo de futebol inaugural no dia 26 de janeiro de 2014, com uma rodada dupla entre América (RN) e Confiança (SE) pela Copa do Nordeste e ABC (RN) x Alecrim (RN) pelo Campeonato Potiguar. Palco de quatro jogos da Copa do Mundo FIFA, em junho de 2014, recebeu mais de 158.000 torcedores durante os dias do evento.

Com capacidade para 31.375 torcedores (durante a Copa foram aproximadamente 42 mil assentos, graças à instalação de arquibancadas móveis), a arena foi concebida para receber não somente eventos esportivos, mas igualmente, desde pequenos eventos particulares ou corporativos, à grandes shows e encontros nacionais e internacionais.

Árvore de Mirassol

A já tradicional Árvore de Mirassol é atualmente o maior cartão postal do período natalino da cidade e reúne diariamente centenas de famílias que visitam o local.

Em 2015 estrutura conta 108 metros de altura com 160 cordões luminosos, 800 mil lâmpadas de LED nas cores amarelo, azul e branca e 20 mil metros de cabos, com peso total de mais de duas toneladas.

Além da iluminação, a árvore acolhe ainda músicos potiguares em shows semanais, além de apresentações artísticas culturais.

Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário