quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Potiguar concorre a prêmio de atleta do ano do Comitê Paralímpico Brasileiro


Joana Neves concorre ao prêmio de atleta do ano (Foto: Washington-Alves/CPB)
Joana Neves concorre ao prêmio de atleta do ano (Foto: Washington-Alves/CPB)
A nadadora potiguar Joana Neves é uma das concorrentes na disputa pelo prêmio de melhor atleta do ano promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A lista com os seis concorrentes, das categorias masculino e feminino, foi divulgada nesta terça-feira (1º). O anúncio dos vencedores ocorrerá durante a festa do Prêmio Paralímpicos 2015, marcada para 9 de dezembro, no Hotel Sofitel, em Copacabana, no Rio de Janeiro.
Entre as mulheres, além de Joana Neves, concorrem a lançadora e arremessadora Shirlene Coelho e a saltadora Silvania Costa. Participando pela primeira vez da disputa, Joana Neves chega ao prêmio após terminar o ano com três medalhas conquistadas no Mundial de Glasgow – ouro nos 50m livre e no revezamento 4x50m livre misto e bronze nos 100m livre – e cinco nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto – ouro nos 50m livre, 100m livre, 200m livre, 50m borboleta e no revezamento 4x50m livre misto.
Já entre os homens, os concorrentes são o nadador Daniel Dias, o velocista Felipe Gomes e o canoísta Luis Carlos Cardoso. A escolha será feita pelo público, que poderá votar pelo site www.premioparalimpicos2015.com.br ou pelo Facebook do CPB (www.facebook.com/comiteparalimpico).
Durante a premiação, também serão homenageados os melhores atletas do ano em cada uma das 22 modalidades que fazem parte do programa dos Jogos Paralímpicos de verão, os melhores técnicos de esporte individual e coletivo e o atleta revelação. Nestas categorias, os eleitos foram selecionados por um corpo técnico.
Perfil
Joana Maria Jaciara da Silva Neves nasceu em 14 de Fevereiro de 1987, em Natal/RN, e com apenas 1 ano e 6 meses de vida teve acondroplasia, uma anormalidade na ossificação das cartilagens que causa nanismo. Joana começou a praticar natação aos 10 anos por recomendação médica e, aos 13, a competir. Já aos 14, participou da primeira competição internacional. Em Londres-2012, defendeu o Brasil pela primeira vez em uma edição dos Jogos Paralímpicos.
Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário