terça-feira, 15 de março de 2016

MONTADAS / PB - "MENINA DOS OLHOS AZUIS"

Montadas é um município brasileiro no estado da Paraíba, situado na Região Metropolitana de Esperança. Segundo oIBGE no ano de 2010 sua população era de 4.990 habitantes, numa área de 32 km².

O Município de Montadas, esta situado na porção central do Agreste Paraibano, entre 7° 05’ 16” de latitude sul (S) e 35° 57’ 32” de longitude oeste (O/W), estando a uma altitude média de 750 metros acima do nível do mar. Igualmente com a cidade de Cuité dividem ambas cidades o título de cidades as mais altas do agreste paraibano; sendo assim, a 5ª mais Alta da Paraíba e a 49° do Brasil (junto com Cuité). Fato que lhe confere um clima especial, com maior umidade do que as regiões adjacentes e de clima semi-árido. Trata-se de um Município de pequena extensão que tem como limites, ao Norte o Município de Areial, ao Sul Puxinanã, a Nordeste Esperança, Leste Lagoa Seca e a Oeste Pocinhos.
O Município está distante da Capital João Pessoa 137 km, de Campina Grande 25 km, de Esperança 15 km, de Patos171 km e de Cajazeiras 337 km. É servido pelas rodovias, PB-115PB-121BR-104 e BR-230.
O Município de Montadas está situado no Polígono das Secas em uma “zona de transição", na Mesorregião do Agreste Paraibano, mais precisamente, na Microrregião de Esperança ao lado de mais três Municípios: Areial, Esperança e São Sebastião de Lagoa de Roça.
A via de acesso ao município é feita pela PB-121, que liga o município à comarca Esperança-PB, tendo como via de acesso à cidade de Areial (ao Norte) e ao maior centro de comércio e economia da região Campina Grande, via a cidade dePuxinanã (ao sul) através da PB-115. Hoje essa mesma a estrada PB-115 que liga Montadas a Puxinanã chama-se Rodovia Antonio Veríssimo de Souza, em homenagem ao Emancipador da cidade de Montadas.

FONTE- WIKIPEDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário