quinta-feira, 17 de março de 2016

SÃO JOSÉ DE CAMPESTRE / RN


www.cidade-brasil.com.b

Uma casa alpendrada, situada nas terras da propriedade Campestre, pertencente a José Antônio, deu início em 1890, a povoação da área, e por ser a única, a casa ficou famosa, dando origem à Rua dos Alpendres.

oparalelocampestre.blogspot.com

O padre Tomaz Aquino Maurício, vigário de Nova Cruz, em rápida passagem pela localidade, celebrou uma missa, improvisando o altar debaixo de uma árvore com uma imagem de São José, cedida pelo pioneiro José Antônio. Depois dessa missa, a localidade passou a ser chamada de São José de Campestre.




A primeira capela foi construída de frente para o rio Jacu por Pedro Inácio, no período de 1895 a 1897.


São José do Campestre - Praça da Bíblia, Por William Moura da Costa

Em 1910, quando o Governador Alberto Maranhão iniciou a construção da estrada de rodagem ligando São José de Campestre a Nova Cruz, o pequeno povoado contava com oito residências. O advento dessa estrada acelerou o desenvolvimento do povoado, facilitando o surgimento de pontos comerciais e de várias moradias. Em 1930, São José de Campestre contava com 120 casas residenciais, vários pontos de negócio e uma concorrida feira realizada aos sábados.


. Frei Damião de Bozzano - São José do Campestre RN | by Parnanet - Wallace Moura

O povoado foi elevado à categoria de vila no dia 30 de dezembro de 1943, pertencendo ao município de Nova Cruz. Em 23 de dezembro de 1948, pela Lei número 146, São José de Campestre desmembrou-se de Nova Cruz. 


www.vntonline.com.br


TEXTO - IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário